Proposta

O Jabutipê está situado em uma antiga casa do Centro Histórico de Porto Alegre que foi restaurada com o objetivo de se transformar em um atelier.

Desde 2008 vem abrindo suas portas e propondo diferentes atividades como exposições, cursos, bate-papos, projeções de filmes, encontros musicais e experimentações artísticas.

No andar de baixo está montado o atelier propriamente dito – um ambiente de produção de “mão na massa”. Além de disponibilizar espaço para produções em diferentes linguagens como desenho, pintura, escultura, gravura, instalações, performances, fotografia e vídeo. Este espaço está aberto para cursos, e disponível para outros artistas realizarem trabalhos.

No outro andar, o espaço expositivo, uma galeria que tem mostrado a produção artística de Porto Alegre, que, além de servir para o intercâmbio com artistas de outras cidades, estados e países, apresenta, inclusive, exposições do que está sendo produzido nas oficinas do próprio atelier. No espaço expositivo do Jabutipê também tem ocorrido defesas públicas do Mestrado em Poéticas Visuais do PPGAV da UFRGS.

O Jabutipê conta ainda com um pequeno pátio no fundo da casa. Um espaço verde no centro da cidade onde vem sendo desenvolvido o projeto “Vivência no pátio do Jabutipê”.

Em 2015, Antônio Augusto Bueno e Luís Filipe Bueno organizaram o livro “Jabutipê” com registro do que aconteceu nos primeiros sete anos do espaço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s